História da cidade de Pojuca/BA
O município foi criado pela Lei Estadual 979, de 29 de julho de 1913, com o território desmembrado de Sant'Ana do Catu. É constituído por dois distritos: Pojuca e Miranga.
O rio Pojuca banha todo o município de oeste para leste, num percurso de 60 quilômetros aproximadamente, e a cidade encontra-se edificada à sua margem esquerda, originando-se daí o seu topônimo. "Pojuca" é um termo de origem tupi que significa "raiz podre", através da junção de apó e îuka.
Fica situada a 67km (1h e 12 minutos - BA 093 e 1h e 33 minutos - BR 110 e BR 324) da capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador. Suas principais rodovias de acesso são: BA-093, BA-504 e BA-507. Sua temperatura média é de 24,7°C, bastante confortável, principalmente em dias de verão.
As atividades econômicas do município são bastante diversificadas: agricultura, pecuária, extração de petróleo e gás natural, indústrias, comércios e serviços.
- População: 40.401 habitantes (IBGE/2021);
- Superfície: A área do município é de 290,117 km²;
- Localização: Está localizada na Região Metropolitana de Salvador, a 67 km da capital ligada por rodovias asfaltadas;
- Acidentes geográficos: O município é pouco acidentado, apresentando pequenas elevações ao oeste. Os principais acidentes geográficos são os rios Pojuca, Catu e Quiricó;
- Clima: Apresenta um clima tropical. Existe uma pluviosidade significativa ao longo do ano. Mesmo o mês mais seco ainda assim tem muita pluviosidade. A classificação do clima é Af de acordo com a Köppen e Geiger. Em Pojuca a temperatura média é 24.2 °C. Tem uma pluviosidade média anual de 1570 mm (https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/bahia/pojuca-43397/);
- Ao Norte: Catu e Araçás;
- Ao Sul: Mata de São João;
- A Leste: Itanagra;
- A Oeste: São Sebastião do Passé.