Ads block

Banner 728x90px

A cultura da cidade de Pojuca/BA



  • EVENTOS TRADICIONAIS
  1. A festa do padroeiro Bom Jesus da Passagem, que tem dois aspectos, religioso e profano, é realizada no último domingo do mês de janeiro. Aspecto religioso: consiste no novenário, seguido de alvorada e procissão. Aspecto profano: com desfile de baianas até a Igreja matriz, encerrando com lavagem das escadarias da mesma].
  2. Festa de São José da Operário em Central,segue com novena, batizado e Primeira Eucaristia. Na Missa Festiva, além do momento religioso, ocorre a festa profana com bandas, barracas de comidas típicas de Pojuca e região e a procissão (ocorre no mês de maio).
  3. Festa de Santo Antônio.
  4. Boi Janeiro (Dona Lindú).
  5. Quadrilhas de São João.
  6. Semana da Cultura Evangélica.
  7. Movimento Espírita na Praça.

No Natal, à semelhança do que acontece em todo o Brasil, ocorre à meia-noite, a tradicional missa do galo. Normalmente, no primeiro domingo após a Páscoa, faz-se na cidade a mais popular de todas as festas, a denominada micareta, dela participando seus munícipes e moradores das cidades vizinhas, além de pessoas de Salvador.

Os tradicionais festejos de São João ainda guardam tradição, vivendo antigos hábitos, como o de fazer fogueira em frente às casas residenciais, a queima de fogos de artifícios e o ato de servir licor,milho cozido e canjica de milho verde.

A festa do padroeiro da cidade, Senhor Bom Jesus da Passagem, é realizada no mês de janeiro, sem data fixa; é precedida de novena, lavagem da Igreja, muita missa, rezas, procissão, comunhão e batizados.

A festa do São José, padroeiro do povoado do Riachão, realizada no 3° domingo de março também merece destaque.

A festa de aniversário de emancipação política do município, realizada anualmente, no dia 29 de julho, destaca-se pelo seu brilhantismo, inaugurações de obras realizadas pelo administrador municipal, desfile cívico, participação de entidades e do povo.

A capoeira também é uma manifestação presente no berço cultural pojucano.

  • FILARMÔNICA SÃO JOSÉ
A Sociedade beneficente São José foi fundada em 7 de setembro de 1959, com o objetivo de ensinar música. As primeiras aulas ocorreram em 1961 e sua primeira apresentação em público ocorreu durante a festa do Senhor Bom Jesus da Passagem, em 1962. Seu primeiro presidente foi Arlindo Izidoro de Andrade.